E-mail marketing

Os 10 erros (que ninguém te contou) sobre e-mail marketing

Enviar e-mails é uma das ações mais comuns feitas por pessoas envolvidas com o universo digital. Porém, enviar e-mails e enviar e-mail marketing tem suas diferenças, e mesmo usando os softwares mais avançados de disparo de e-mail marketing, as pessoas cometem erros que podem destruir os resultados de uma campanha, e acabam trazendo a má fama para um dos meios mais eficientes de marketing digital.

Diariamente recebemos diversas mensagens tanto de empresas grandes quanto pequenas e observamos erros muito comuns cometidos ao longo das mensagens. Por isso, resolvemos listar os erros mais comuns cometidos em campanhas de e-mail marketing. Confira nossa lista com alguns erros cometidos nos e-mails e melhore seus resultados aplicando práticas simples e eficientes em marketing digital.

Os 10 erros (que ninguém te contou) sobre e-mail marketing - Popup Digital

 

Os 10 erros mais comuns em e-mail marketing

 

Erro #1 – Enviar Spam

Nada pode ser mais chato do que receber spam em sua caixa de entrada.
Comprar listas ou simplesmente coletar e-mails de outras fontes não é uma ideia legal para quem quer construir uma base forte de clientes.
Para cada denúncia de spam recebida, seu domínio recebe duras penalidades que o deixam com uma má reputação.
Isso ao longo do tempo dificulta cada vez mais que seus e-mails cheguem em caixa de entrada, além da possibilidade de seu domínio cair em uma Blacklist e ferrar com um dos canais mais importantes do marketing digital.

 

Erro #2 – Usar o conteúdo em uma imagem

Se você usar somente imagem como conteúdo a probabilidade de seu e-mail não ser lido é grande, além de aumentar as chances de cair em Spam. Experimente usar imagens que façam parte da sua mensagem e use também texto no corpo do e-mail, assim melhorará sua taxa de abertura.

 

Erro #3 – Não usar uma mensagem pessoal

Todas as pessoas gostam de sentir-se  valorizadas.
E planejar sua mensagem tornando a conversa algo pessoal é fundamental, afinal falamos com pessoas  e não com robôs .
Lembre-se de adequar a mensagem para seu público, principalmente se você estiver trabalhando com funil de vendas .
O destinatário do e-mail precisa sentir que você estava realmente pensando nele ao descrever aquela mensagem.
Uma comunicação mais interpessoal pode aumentar suas visualizações, cliques e conversões.

 

Erro #4 – Não segmentar sua lista de e-mails

Não segmentar sua lista pode tornar seus envios irrelevantes e chatos, pois, cada leitor  tem suas preferências.
O ideal é entender a demanda de cada cliente e dividir  em várias listas.
Seus disparos serão cada vez mais focados e com maiores possibilidades de gerar resultados  em suas campanhas.

 

Erro #5 – Enviar e-mails com erros de português

Produzir conteúdo para e-mail marketing ✍️ é uma tarefa que necessita de atenção, porém, na correria do dia a dia podemos cometer erros que passam despercebidos e, certamente, derrubam a imagem profissional e séria que gostaríamos de passar.
Utilizar corretores ortográficos, ajuda de um  amigo, profissional ou colega de trabalho, fazer testes de envio e revisá-lo antes de disparar é fundamental.
Ter uma gramática perfeita, talvez, não garanta mais vendas. Mas tenha a certeza que muitos erros de português podem afastar  seus clientes.

 

Erro #6 – Enviar poucos e-mails e de forma aleatória

Enviar e-mails marketing pode ser comparado com o início de um namoro. De nada adianta você entrar em contato esporadicamente com assuntos sem muita coerência. As chances desse namoro dar certo são ☹️ mínimas.
Da mesma forma com seus leads, você deve criar um relacionamento  buscando uma frequência saudável de envios e sempre entregando conteúdos de valor.
⚠️ Lembrando: Bombardear seus leads com promoções e produtos reduz as chances de sucesso em uma campanha de marketing.
Busque intercalar conteúdos + promoções em uma proporção 80% de conteúdo e 20% de propaganda e suas chances de sucesso  irão decolar. 

 

Erro #7 – Enviar muitos e-mails

Não há nada mais chato  do que receber toneladas de e-mails irrelevantes diariamente.
Busque disparar e-mails com uma frequência saudável, para não deixar seus leads chateados e sempre faça segmentação  de interesses em sua lista.
Conhecer seu lead é o melhor caminho para um marketing efetivo .
⚠️ E lembre-se: quem de fato irá ditar a frequência de e-mails é ele, portanto, pergunte ao seu lead qual é a melhor dia e intervalo de tempo que ele gostaria de receber seus e-mails e seja  feliz.

 

Erro #8 – Não usar imagens em seus e-mails

Você acredita que uma imagem  vale mais que mil  palavras?
Todos sabemos que a comunicação visual tem um apelo muito grande em nossas vidas, basta olhar para quantas propagandas você vê diariamente. A imagem de fato tem o poder de despertar  emoções. E isso pode fortalecer a conversão de seus e-mails.
Muitos pensam que se utilizar imagem em e-mail marketing a mensagem pode cair em spam… mas, não é bem assim.
A dica é: tente utilizar ao menos 1️⃣ imagem em seu e-mail e utilize imagens de até 250 KB de tamanho. O formato de imagem pode variar de ferramenta para ferramenta de disparo, aqui na Popup utilizamos até 750 pixels de largura com uma altura de até 500 ou 600 pixels.

 

Erro #9 – Focar sua mensagem no produto e não no cliente

Um dos maiores erros cometidos no marketing digital é bombardear o cliente com propagandas de seus produtos.
Isso pode até soar estranho, mas é a verdade.
A dica é: primeiro crie empatia com sua audiência, oferecendo conteúdos que realmente possam ajudá-lo no dia a dia , e posteriormente ofereça sua  oferta.
Faça este teste e veja que ao longo do tempo seus e-mails terão muito mais aberturas e relevância para o seu público. Quando você conquistar a confiança é a hora de mostrar que você pode ajudá-lo muito mais com o seu produto.

 

Erro #10 – Usar um assunto extenso demais

Dica simples para criar o assunto de seu e-mail marketing:
Objetividade e simplicidade. Lembre-se, quando mais rápido seu leitor  entender o objetivo do e-mail, mais chances ele tem de acessá-lo.
⚠️ OBS: Cuidado ao usar chamadas com palavras como: última chance, promoção, grátis, imperdível, compre, dinheiro, oferta… e o uso de caixa-alta em seu texto.
Os filtros anti-spam geralmente atribuem uma pontuação negativa ao e-mail que tiver este tipo de mensagem, então tome cuidado.

William Müller Varella

Author William Müller Varella

Designer gráfico com especialização em marketing digital pela Udacity. Atua há mais de 7 anos nas áreas de marketing, publicidade e design.

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